Teve início esta semana as obras para a construção de uma quadra poliesportiva em nossa escola. A escola conta com um amplo espaço, que esperamos a partir de agora ser melhor aproveitado, principalmente para as atividades físicas de nossas crianças.
quinta-feira, 27 de junho de 2013
SEMED VISITA FEIRA DE CIÊNCIAS
Equipe da SEMED, acompanhadas da Secretária Municipal de Educação Srª Cenira Antônia da Silva, visitaram a Feira de Ciências de nossa escola, apreciando os trabalhos e experiências desenvolvidos pelas nossas crianças sob orientação dos professores.
FEIRA DE CIÊNCIAS 2013
"2013: ANO INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO PELA ÁGUA"
Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso e sua importância para a vida e para a história dos povos. O trabalho com o tema “2013: Ano Internacional de Cooperação pela Água” que se propõe aqui, deverá apresentar para os alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente e assumirem de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação. O Projeto será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo os conteúdos de Ciências, Geografia, Matemática e Arte. Neste projeto, os educandos deverão atuar diretamente sobre o objeto de aprendizagem, através da observação, experimentação, comparação e estabelecimento de relações entre fatos e fenômenos, teoria e prática.
ESTRATÉGIAS
As estratégias que serão utilizadas para a realização deste trabalho começarão com debates sobre o assunto em sala de aula, utilização de vídeos para mobilizar os alunos, uso do laboratório de informática, e elaboração de experiências ou maquetes com a finalidade de colocar os trabalhos para exposição da comunidade. Segue distribuição de subtemas e estratégias de trabalho:
“2013: Ano Internacional de Cooperação pela Água”
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- 1º ANO: PROFESSORA ORILETE
SUBTEMA: Preservação da água
Aula expositiva, Pesquisas, confecção de cartazes;
- 2º ANO: PROFESSORA ROSIMERI
SUBTEMA: Economia da água – Consumo Consciente
Aula expositiva, Pesquisas, confecção de cartazes;
- 3º ANO: PROFESSORA CÉLIA
SUBTEMA: O ciclo da água
O tratamento da água
Aula expositiva, Pesquisas, confecção de cartazes, produção de experiências (filtro e micro terrário);
- 4º ANO: PROFESSORA DENISE
SUBTEMA: Sistema de tratamento da água no município – SAAE
Aula expositiva, Pesquisas, confecção de mural, construção de maquete e palestra;
- 5º ANO: PROFESSORA DULCE
SUBTEMA: Uso da água para geração de energia – Usinas hidrelétricas no município
Aula expositiva, Pesquisas, confecção de banner, construção de maquete;
SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- DISCIPLINA GEOGRAFIA - 5ª a 8ª SÉRIE: PROFESSORA GIOVANA –:
SUBTEMA: RECURSOS HÍDRICOS DO MUNICÍPIO: Aula expositiva, Pesquisas, confecção de cartazes e construção de Linha do Tempo retratando o Rio Guandu, com a utilização de imagens;
-DISCIPLINA MATEMÁTICA: 8ª SÉRIE- PROFESSORA LARISSA–
SUBTEMA: “A MATEMÁTICA DA MINHA CONTA DE ÁGUA” Aula expositiva, Pesquisas, confecção de cartazes com gráficos e conta de água ampliada;
- DISCIPLINA CIÊNCIAS: PROFESSORA NEUZA MARIA DE ALMEIDA -
SUBTEMAS: 5ª SÉRIE: UTILIZAÇÃO DA ÁGUA NO CULTIVO DE ALIMENTOS- Atividade prática “HIDROPONIA”;
6ª SÉRIE: A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUANDU- Representação através de maquete;
7ª SÉRIE: “A Química da água nos seres vivos” - Construção da “ÁRVORE DA VIDA” com a porcentagem de água constituinte de órgãos e outros;
8ª SÉRIE: “Os estados físicos da água e o ciclo hidrológico natural”- reprodução através de esquemas;
segunda-feira, 24 de junho de 2013
PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.São várias as atribuições dos Professores Alfabetizadores, uma delas é realizar em sala de aula as atividades planejadas no encontro de formação.Foi orientado aos professores do 1º ao 3º anos, trabalharem uma sequência de atividades, tendo como foco o poema “A FLOR AMARELA” do livro “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles.Apresentaremos a seguir algumas das atividades desenvolvidas pelas nossas crianças sob a orientação de seus professores.
1º ANO
Leitura individual e coletiva
Atividade de escrita Atividade com nomes próprios
2º
ANO
Caça-palavras Texto fatiado / Ordenação de texto
Atividade de recorte Ordenação de texto
3º
ANO
Ilustração da poesia Preparação das flores para dobradura
Produção e ilustração de poesias Produto final
Produção de texto a partir da poesia “A flor amarela”
Assinar:
Postagens (Atom)